Significações E Práticas De Estudantes Das Escolas Secundárias Públicas Em San Luis Potosí

O texto analisa as significações e práticas corporais construídas por alunos das escolas secundárias públicas na cidade de San Luis Potosí. A instituição de ensino ensina e transmite esquemas de raciocínio e ação socialmente dominantes, que se expressam no corpo humano e orientam as relações entre homens e mulheres. Palavras-chave: Gênero, organismo, universidade, identidade. This text analyzes the significations and corporal practices developed by public high school students in the city of San Luis Potosí. The school teaches and transmits schemes of socially dominant thought and action that are expressed in the body and orient the relationship between men and women. Keywords: Gender, body, universidade, identity. A escola ensina e transmite esquemas de raciocínio e ação, os quais se expressam em uma concepção do corpo e das práticas corporais.

Em novas frases, a escola ensina uma forma de dominar o corpo e assim como uma forma de modelarlo; isto é, diz respeito às práticas corporais, justas a um esquema dominante de como homens e mulheres devem se classificar. Nessa relação, o corpo é o meio (e a mediação) pra interagir não apenas com os outros, com os “outros”, entretanto também com você mesmo.

Tal esquema se revela, algumas vezes em maneira explícita e novas implicitamente. Entre as formas de difundi-lo evidenciam dois dispositivos: o jurídico e o cognitive, esse último sustentado no esquema científico. Ambos contribuem para dominar o corpo e como apresentá-lo diante os excessivo.

não obstante, a faculdade não apenas é um âmbito onde se transmite e ensina um tipo de conhecimento científico e jurídico, mas bem como é um espaço de socialização e de criação de modelos e de práticas corporais. Ou seja, esses conhecimentos, o científico e o jurídico, são mediados por prenociones dos atores escolares, que foram adquiridas culturalmente. Docentes e estudantes, re-significam a começar por seu horizonte cultural, o que ensinam e o que aprehenden na instituição. O detalhe nesse lugar exposta constitui o efeito do trabalho de campo efetivado em 3 escolas secundárias públicas da capital potosina, sob um observar da antropologia.

  • Sete Artes e ciências
  • Recolher o desenvolvimento urbanístico reflexo do tempo de vigência do PGOU 2000
  • Elisa (1910-1967)
  • The good fight
  • 3 Zonas arqueológicas
  • quatro Aparece ETA
  • SEMUC CHAMPEY – Guatemala

Foram implementadas duas estratégias metodológicas de ordem qualitativa: uma centrada pela análise direta, e outra, complementar a esta, voltada pra aplicação de entrevistas individuais com professores de ambos os sexos, e de entrevistas coletivas com grupos de estudantes. Os fundamentos de seleção dos plantéis obedeceram o intuito de encostar três ambientes escolares com características numerosas que dêem a promessa de chegar diferentes tipos de população estudantil, inseridas em contextos com características mais ou menos distintas.

desse modo, escolhemos plantéis que se encontravam nas colônias famosos e outros no interior de setores socioeconômicos identificados como de feitio médio. O paradigma qualitativo permite indagar sobre a grandeza subjetiva dos atores sociais. Neste caso, tratava-se de identificar o significado das ações, de reconstruir suas experiências através do discurso coletivo.