O Rentável Mercado Negro Alimenta O Roubo De Smartphones

Todos os dias denuncia na cidade de Barcelona, uma média de em torno de 450 furtos, roubos por descaso. Mais da metade têm as ruas de Ciutat Vella, como assunto. E em 75% dos roubos, o material cobiçado pelo bandido é um telefone. Há longo tempo que os criminosos perceberam que era bem mais rentável swipe um móvel que uma carteira. E até mesmo muito menos difícil.

Após o roubo, os telefones móveis iniciam um caminho vertiginoso, o que lhes podes levar, em poucas horas, a ser vendidos em qualquer estabelecimento de telefonia de uma cidade marroquina. A nação do norte de África é o principal destino de um percentual altíssimo de aparelhos roubados em Barcelona. É engraçado já que grandes marcas como Apple ausência de lojas oficiais no povo vizinho, porém há dezenas de estabelecimentos em Casablanca ou Marrakech, em que são vendidos como se fossem novos.

São vários os usuários que foram vítimas de assalto e denunciam, posteriormente, que, ao ativar o sistema de localização de terminal, declaram que este prontamente se encontra em território marroquino. Os telefones são roubam porque existe um enorme mercado negro disposto a comprá-los, sem perguntar procedência. O negócio ilícito da receptación comporta umas tristezas tão mínimas que é inadmissível dispensar esforços policiais pra investigar um tipo de criminosos que ficam em autonomia no dia seguinte.

  • Uma praga de pulgas obriga a fechar 3 escolas de Sevilha
  • ·×alđ· 00:55 14 de janeiro de 2011 (UTC)
  • É verdade, estou a primeira
  • 3 Ferramentas para a procura e observação de mercados

Os responsáveis policiais de Ciutat Vella reconhecem que as ruas do bairro são, além do mais, o recinto em que se reúnem todos os telefones roubados no resto da cidade. Lá vivem todos os receptadores que se encarregam de doar uma segunda vida pros dispositivos de telefone.

No momento, o perfil majoritário do ladrão de celular é um pequeno marroquina ou jovem que acaba de obter a maioria de idade e decidiu sobreviver delinquiendo fora do sistema de proteção. Em solo ou em grupo, possibilidade as vítimas e rouba a empreitada.

“Exercem trações com uma amplo praticidade pelo motivo de as pessoas andam despreocupadas com o telefone na mão. Só se complica a situação e detectam que é um modelo de extenso valor o assalto podes acabar com a agressividade, todavia são os menos casos”, explica um sargento de investigação de Ciutat Vella. O telefone permanece nas mãos do ladrão de pouco tempo. Vale tudo. Se descobrem em um bar e o ladrão poderá adquirir, segundo o modelo, até duzentos ou trezentos euros à vista.

A enorme maioria desses móveis são guardados nos apartamentos durante alguns dias e depois viajam, ou por rua rodoviária e ferry, por avião pela mala ou em pacotes estrada postal, até o Marrocos. Também a Argélia, no entanto fazendo uma parada em Marselha. Esse é o curso que puderam reproduzir os pesquisadores das últimas operações realizadas em que apresentaram-se receptadores que trabalhavam principalmente com telefones móveis. Outros terminais acabam por peças ou inteiro em lojas e lojas de telefonia móvel administradas por paquistaneses no Raval. Esses são os mais cuidadosos trabalhando com instrumento roubado e os mais complicados de detectar, vendendo peças de origem ilícita, explicam fontes policiais. O termo IMEI significa international mobile equipment identity e é um identificador único que tem cada móvel.