COMO SE FAZ UM QUADRO COMPARATIVO?

O resumo consiste fundamentalmente em restringir a termos breves e concisos, de primordial, de um foco ou matéria. Pode suceder que tenhamos que resumir um texto literariamente com problema, a despeito de cheio de grandes ideias. A capacidade de sintetizar está vinculada à competência de dominar com precisão o que é considerado importante. É o passo prévio a todo análise e comentário do texto, que nos garante a percepção com exactidão o importante daquilo que temos, em seguida, indagar ou dialogar. O resumo deve ser claro e bem redigido.

Pode desenrolar-se que tenhamos que resumir um texto literariamente com defeito, apesar de que repleto de grandes ideias. Nesse caso, carecemos impossibilitar para nos auxiliar a entrar e os defeitos do texto, quando este utiliza um castelhano escuro e falso. Leia o texto quantas vezes for fundamental. Pensar no texto e “inserir” a ele, até ter a certeza de ter compreendido. Discernir a importância de cada componente que figura no texto. Escolher que elementos devemos sacrificar e quais salientar-se. Por último expressar com nossas próprias frases o que compreendemos.

  • Um detetive pela Babilônia
  • Fev.2009 | 10:29
  • três Dotwork ou Pontilhismo
  • ª temporada: 13,quarenta milhões de espectadores
  • Rotas USADO
  • Regulamento de taxas pelos serviços de Controlo e inspecção RO 465
  • Transtornos compulsivos e estereotipias (perseguição de cauda, autolamido)

De que se trata exatamente? Por que foi escrito? O que ou seja-me o autor? O que põe de relevo? Porque o resumo não é um recurso mecânico necessita de a presença eterno da imaginação e da inteligência. Sublinhar desde a primeira leitura de frases e expressões consideradas relevantes, assim como este marcar divisões no texto ou ligações entre tuas partes não é recomendado ao estudante.

Se tais notas precipitadas fossem erradas, o que é muito possível, nos ocultarían o sentido real do texto em posteriores leituras. É mais eficaz e seguro, leia antes o texto duas ou três vezes com atenção, sem sublinhar nem sequer marcar nada. Posteriormente, sem reverter a ver pro texto, meditar a respeito do mesmo, tentando expressar a sua idéia central, o teu ponto de partida, o seu encadeamento lógico… escrevendo as conclusões, se vital, em um papel contrário do que vamos usar.

Se o texto é longo, podemos fazer um esquema do mesmo em um papel separado, no entanto não a respeito do mesmo texto; temos de salientar a divisão e encadeamento de suas partes. Se o texto é curto, podemos dar início a elaboração do resumo diretamente. Isto coloca dificuldades, sem dúvida, que teremos de definir o curso de redação da mesma. Há que considerar a extensão máxima do resumo de acordo com as instruções recebidas (resumir em 10, 15 linhas).

lembre-se, por último, que um dos aspectos pedagógicos do resumo de um texto é habituarnos a compreender exatamente o pensamento de outra pessoa. É comum ver de perto os cadernos e livros muito brilhantes, cheios de promotor em praticamente toda a tua extensão.

E isto não tem causa de ser, por causa de, portanto, não se está resumindo nada do que se necessita estudar. A idéia principal de um texto é a que resume de que se trata o assunto inteiro. As principais idéias podem ser explícitas ou implícitas.

As principais idéias explícitas são as que podem ser localizadas definitivamente em um texto, seja no começo, meio ou término do mesmo. A engenharia genética baseia-se pela modificação provocada do patrimônio genético de um corpo humano, ou melhor, mudando propositadamente o detalhe genética do cidadão. Há 20 os manipulação genética era cenário de contos de ficção científica, entretanto neste instante é tão comum que diversos dos produtos agrícolas que consumimos têm sido manipulados de uma forma ou de outra. Há várias espécies alteradas geneticamente que servem ao homem ou são preparadas hoje para fazê-lo.

No campo médico está a E. coli, que foi bombardeada com genes humanos de insulina pra obter esta hormona com fins comerciais. Também encontramos aqui os porcos transgênicos, e que adicionam os genes humanos, como por exemplo os de nosso sistema imunológico, can a finalidade de obter órgãos ou tecidos pra transplantes (emprego). Também existem protótipos de vacinas comestíveis, porque genes contra a hepatite B, a cólera e a diarreia foram incluídos nos genomas de algumas plantas. Como se poderá ver, a idéia que engloba todo o construído no texto está no início, e vem sendo realçado a partir do texto.