A apicultura é uma actividade dedicada a formação de abelhas e a prestar-lhes os cuidados necessários com o intuito de obter e ingerir os produtos que são capazes de elaborar e recolher. O principal objeto que se obtém desta atividade é a mel.
O mel é um fator de lucro pros humanos. Um benefício indireto produto da atividade de pecoreo que executam as abelhas corresponde à polinização realizados por esses insetos. O cultivo parelhos de algumas abelhas produtoras de mel (melipónidos) é chamada de meliponicultura.
A além disso, é a investigação das poucas espécies de vespas mielíferas. Há fatos históricos que apontam a vida de práticas apícolas em a arqueologia do Egito, movendo tuas colméias em barcos durante o rio Nilo. Existem papiros que datam do ano 2400 a.
C, onde podemos observar a prática. Os gregos, que fundam Éfeso no ano de 1100. 480. C. Na Trácia assim como foi muito comum cunhar moedas com uma abelha. Os romanos bem como praticaram a apicultura e, em geral, herdaram as práticas helênicas e fizeram delas um instrumento de culto.
- 1992-1995: Progresso da WWW[editar]
- Investimentos Internacionais
- 22: Dia do Zootecnista
- Somamos os algarismos pares: A = oito + um + 5 = quatrorze
- A importancia do tempo
- Não são autores de elite. – Há algum dificuldade com isto
- Negócios de Comida
- Redistribuição da terra
Os poetas geórgicos dedicaram obras a especificação dos instintos, hábitos, inteligência das abelhas e à exploração racional desses animais que nunca deixou de surpreendê-los. Em geral, a toda a hora nos relatos das sociedades mais avançadas de todas as épocas, foram localizados vestígios do entendimento das abelhas e a sua investigação racional de mel e cera. A apicultura atingiu o seu auge quando o único elemento popular pra adoçar os alimentos era a mel. A descoberta da América e a plantação de cana-de-açúcar nas regiões tropicais e subtropicais do continente, fez apequenar sensiblememnte a importancia da apicultura. Mas, sua prática não foi interrompida em nenhum instante.
As abelhas são insetos sociais que sempre vivem agrupados na colméia. Numa colméia existem 3 tipos de abelhas: abelha rainha, abelha operária e zangão, em atividade da alimentação que forneçam as abelhas operárias larva, uma vez que eclosionado o ovo. A abelha rainha tem como atividade pôr ovos que sai o resto dos habitantes da colmeia, é de tamanho maior que a abelha operária, abdômen mais alongada e com asas mais curtas.