Air-Cobot, Aircraft enhanced Inspection by smaRt & Collaborative robô, é um projeto francês de investigação e desenvolvimento de um robô móvel de colaboração podem inspecionar os aviões ao longo das operações de manutenção. Coordenado por Akka Technologies, este projecto de múltiplos parceiros envolve laboratórios de busca e a indústria.
A investigação em torno nesse protótipo foi pensado em três domínios : a navegação autônoma, ensaio não destrutivo e a colaboração humana-robô. Air-Cobot se retrata como o primeiro robô de inspeção visual de aeronaves. Os robôs de inspeção que utilizam outros tipos de sensores, afirmou-se acima do projecto europeu Robair.
Desde seu início, em 2013, o robô Air-Cobot está destinado a inspecionar as partes inferiores do avião. No resto do projecto, prevê-se um acoplamento com um vant pra inspecionar as partes superiores. Em outubro de 2016, Airbus Group anuncia o início de seu programa de investigação, no hangar do futuro em Singapura. Os robôs dos projetos Air-Cobot e Aircam estão incluídos nele pra checar o estado dos aviões.
- Padronizar o acesso ao hardware
- 47 Estados de agregação da matéria
- seis o Que é o algoritmo de classificação k-NN
- dois Sinopse 2.Um Contexto
- Sim, vossa mercê
- Tronco fuga de anticongelante do radiador corrimento
- Cada palavra tem exatamente uma visão gramatical
Fonds unique interministériel do cluster Aerospace Valley. Air-Cobot tem como propósito desenvolver um muito bom robot móvel de colaboração, autônomo em tuas ações e apto de realizar a inspeção de uma aeronave com sensores de ensaio não destrutivo antes da decolagem ou durante as fases de manutenção e hangar.
As provas fazem-se nas instalações da Airbus e a Air France Industries. O líder do projeto é Akka Technologies. Os parceiros do projecto são diversificados com 2 parceiros acadêmicos, dois industriais e três pequenas e médias organizações. Armines e o Instituto Clément Ader (ICA) da École nationale supérieure des mines d’Albi-Carmaux estão a cargo do ensaio não destrutivo. Laboratoire d’analyse et d’architecture des systèmes (LAAS-CNRS) com a equipe de Robótica, Ação e Percepção (RAP) se ocupa de navegação autônoma. Akka Technologies, mais especificamente o centro de busca e desenvolvimento Akka Research Toulouse, reúne o projeto e oferece experiência em análise de imagem, navegação e manutenção aeronáutica.
Com o veículo ligado Link&Go, Air-Cobot é um dos mais ambiciosos programas do grupo Akka. Airbus Group Innovations é o iniciador do projeto, fornece modelos da Airbus A320 e desenvolve cenários. 2MoRO Solutions, uma corporação com sede no País Basco francês, está a cargo do sistema de sugestões de manutenção.
M3 Systems, uma organização de Toulouse, se ocupa de georeferenciamento com a geolocalização de obtida a partir dos dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os financiadores do projeto são Banque publique d’investissement, o conselho regional da Aquitânia, o conselho departamental Pirenéus Atlânticos, o conselho regional de Midi-Pyrénées e da União Europeia.